segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Rio Amazonas

E se o rio Amazonas fosse totalmente poluído?Quais as consequências para todo o ecossistema, se o homem poluísse a bacia do Amazonas?

O rio Amazonas é o maior rio do mundo com 6.937,08 km com uma vasta vegetação equatorial e fauna variada, com anfíbios, répteis, aves, insetos e grandes mamíferos, além de muitos peixes.

O Amazonas também abriga vários portos de diversas cidades como em Manaus, Iquitos (Peru) e Letícia (Colômbia), sendo um rio de grande trafegação.

Este rio também garante a vida de grupos indígenas brasileiros, peruanos e colombianos.

Então caso o homem poluísse o mais importante rio da América do Sul muitos animais, principalmente anfíbios,entrariam em extinção,pois precisam de um ambiente como a margem de um rio para se reproduzir. Além de plantas que nescessitam do oxigênio das águas para sobreviver e que certamente morreriam.

As tribos que vivem perto do Amazonas dependem diretamente do rio para sobreviver utilizando para a pesca, tomar banho, beber e outras funções. Teriam de abandonar sua cultura para viver em cidades,abandonar o estilo de vida verdadeiro que possuem,tudo pela falta de respeito dos outros para com o meio ambiente,até mesmo porque os índios apenas extraem por subsistência,não por exploração,e já houveram casos de reflorestamento,tamanha a consciência ambiental que possuem.

Apesar do alerta,o Ministério Público Federal está bastante preocupado,afinal o rio Amazonas já está com altos níveis de poluição.Querendo então tentar diminuir o impacto exigiram que o governo implatasse uma infra estrutura nova e de maior qualidade para tratamento do esgoto.

No Amazona foram encontrados em uma crítica quatidade:fezes e nitrogênio amoniacal e fósforo, originários do uso dos detergentes domésticos e em resíduos industriais, laticínios, frigorícos e abatedouros.

11 comentários: