terça-feira, 18 de maio de 2010

Despoluição das lagoas...e seus entulhos!

O processo de despoluição de uma lagoa varia muito, pois depende do tamanho dela e do tipo de lixo que se é jogado nela.

Aqui no Brasil, um exemplo é a lagoa Rodrigo de Freitas no Rio de Janeiro,estão desde 2006 tomando medidas conjuntas entre o governo e a iniciativa privada fazendo o número de dejetos cair de 16 mil para apenas mil a cada 100 mililitros.Dando até possibilidade de tomar banho nela.Está prevista que a total despoluição termina neste ano por 30 milhões de reais.

Em vários rios e lagoas do mundo encontram-se entulhos bastante improváveis como:
Cofres-no rio Avon,da Inglaterra e no Tietê de São Paulo
Carros-no rio Merrimack, nos Estados Unidos
Árvore de natal-no rio Cowichan,no Canadá
Revólver-na lagoa Rodrigo de Freitas,do Rio de Janeiro
Trem de pouso-no rio Spokane,dos Estados Unidos

No auge da poluição o Rodrigo de Freitas teve a fauna diminuida consideravelmente, ao despoluir animais marinhos voltaram a procriar e aves voltaram a pescar no rio.

Funcionários navegam num tipo de barco, chamado catamarã indo todos os dias retirar entulho e algas com o barco suportando até 2 toneladas.

Existem sensores instalados para se detectar despejo de lixo em esgotos irregulares e ilegais.

Fazem sempre dranagens que é um processo de sugar a terra de lugares rasos, separar o lixo e despejar a terra nos buracos já livres de poluição.

Fonte:Mundo Estranho,Novembro de 2009

Com esse grande movimentação de pessoas e entidades governamentais o mundo terá mais uma chance,mas todos devem tomar consciência da importância de um rio ou lago bem preservado,vendo não apenas o lado humano,mas todo o equilíbrio ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário