quarta-feira, 26 de maio de 2010

Lava à Jato(Seco)

Eu já havia falado sobre o Lifestraw, o canudo que filtrava tudo, mas agora falarei sobre uma máquina de lavar,ainda em testes,que utiliza apenas 10% da água utilizada em máquinas comuns, a lavadora limpa eficientemente pois tem pastilhas de náilon para remover sujeiras das roupas e as pastilhas podem ser reutilizadas por até 500 ciclos.

A lavadora tem 2 recipientes para abrigar água e sabão e outro recipiente com as pastilhas de náilon, o sabão e a água viram espuma que dissolve sujeira entranhada na roupa e depois entram as pastilhas.

Todo o processo acontece dentro de dois tambores um interno e outro externo.No tambor interno (onde fica a roupa) tem furos onde passam as pastilhas, depois no tambor externo para o primeiro e vai girando, e as pastilhas de náilon são guardadas por entre os tambores.

Como as pastilhas como são de náilon atraem substâncias com mesma carcterísticas molecular(como a pequena quantidade de água, onde a sujeira fora dissolvida) com isso o náilon atrai as partículas de sujeira.

Depois que o processo termina as partículas caem para um recipiente no fundo onde são armazenadas e depois bombeadas para o topo e depois de 500 ciclos elas precisam ser trocadas por novas vendidas em cartuchos e as usadas serão reciclada pelo fabricante.

Essa máquina não trata de despoluir a água doce, mas sim é uma forma melhor de se presevar a água, pois não é só com a poluição devemos nos preocupar.Devemos também preservar a água.Não gastando de forma desnecessária, ou seja, não use muito para o lazer(seja honesto será que não pode substituir uma pistolinha d'água por um briquedo mais educativo e divertido?Não tem como pegar uma praia num dia de sol ao invés de se isolar na piscina?), feche a torneira ou o chuveiro quando or se ensaboar ou escovar os dentes.

A água é um recurso que pode um dia acabar, então preserve-a.Precisamos dela para viver.

Fonte sobre a Xeros :Mundo Estranho, Abril de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário