segunda-feira, 7 de junho de 2010

Técnicas de purificação de água

Uma água poluída pode ser simplesmente purificada com técnicas simples que todos podem fazer, mas a melhor técnica é preservar e não poluir a água que resta no mundo.

Aqui algumas técnicas simples, mas eficazes:

Fervura:Aquece-se a água até seu ponto de fervura, por no mínimo 5 minutos, é com esse tempo que bactérias e microorganismos morrem, porém essa técnica não pode matar o vírus da hepatite, afinal ele apenas padece com 120 graus Celsius.

Destilação:Neste processo ferve-se a água até ela passar para o estado de vapor do qual é levado por uma superfície de refrigeração onde volta ao seu estado líquido num outro recipiente.Essa técnica funciona pois quando a água passa a ser vapor, as bactérias não são vaporizadas, deixando a água limpa.Esse processo é eficaz, mata até 99,9% das bácterias

Filtração por carbono
:Usa-se carvão de lenha que pode absorver diversos compostos, até mesmo substâncias tóxicas.

As técnicas acima são métodos domésticos e baratos para purificar uma água poluída.Agora falarei como uma Estação de Tratamento trata as águas dos rios:

Coagulação:Quando a água passa pela primeira etapa do tratamento ela recebe uma dosagem de sulfato de alumínio(tânino em algumas estações de tratamento).Então as partículas sólidas começam a se juntar.

Floculação: Depois em tanques de concreto o processo de junção das impurezas continua com a água em movimento.A sujeira se transforma em flocos mais pesados.

Decantação:Em outro tanque a água com os flocos vão se separar da água indo para o fundo do tanque.

Filtração:Então a água passa por filtros com diversas camadas de pedras de rios (seixos), areia e carvão mineral.Aqui são filtradas as impurezas mais finas que não foram barradas nos processos anteriores.

Desinfeção:Neste processo,para que fique certo que a água está pura fazem o processo de desinfeção que pode ser feita através do cloro líquido, do cloro gasoso, do ozônio ou de outras formas.Servindo para eliminar germes nocivos a saúde.

Fluoretação:É feita para reduzir incidência de cárie dentária sendo opcional, onde é adicionado fluorssilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas.

Correção de pH:A última parte do tratamento, onde é adicionado cal hidratada para se neutralizar adequadamente.

Este processo pode ocorrer de segundos até uma hora, pois depende demais do estado da água bruta.

Tais processos químicos são eficazes na filtração da água,pena não poderem ser usados em grande escala,ao menos não por parte de investimento governamental,tampouco uma garantida preparação de segurança para o projeto,mas nós sabemos que bons resultado são,e muito,possíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário