quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Única água que mata...

Sempre temos opiniões precipitadas por certas coisas,simplesmente por que nos parece mais óbvias:Dizemos que não há animal que mate mais e melhor do que um tigre ou um leão,que não há ser mais veloz que um guepardo e que nada deve matar mais do que a violência e guerras no mundo,mas estamos errados.

Primeiramente quem mais mata é o mosquito,transmitindo milhões de doenças pelo mundo,através de uma picada da qual não sentimos,no máximo um desconforto seguido de um tapa no braço.O ser mais veloz é o pequeno Besouro-Tigre,que poucos conhecem,mas sua velocidade supera o tamanho,e nem nos desempenhamos em perceber que a violência não é a única coisa que mata nesse mundo,nem a fome,mas sim a água.A uma água realmente assassina.

Quando está poluída,repleta de detritos como lixo atrai animais,que apodrecem por perto de tal lixo,infectam a água e então o fim se estende:Peixes começam a morrer,ou contraem doenças,são conhecidos casos de pessoas que pescaram algum peixe com câncer,manchado,podre.Tudo pelo lixo,tal que poucos se movem a consertar a situação.

De acordo com dados da ONU,resíduos lançados sobre a água,como detritos de esgoto,resíduos de animais,poluição industrial,pesticidas e outros poluentes acabam por prejudicar cerca de 2 milhões de toneladas de lixo já poluíram MIL vezes esse valor,acabando por criar uma imensa zona de perigo,sufocando seres marinhos,como algas(responsáveis por 80% da filtração de todo o ar do planeta) e corais.

Quase 2 milhões de crianças morrem ingerindo água sem tratamento e mais 2,2 milhões morrem com diarreia,pelo mesmo motivo.

Talvez a solução seja investir em tratamento de esgoto,reciclagem de água,saneamento básico,pena se tratar de um grande investimento,mas está valendo a vida de milhões de pessoas.

A solução,claro,poderia ser menos cara se fosse aplicados antes um reciclagem,ou mesmo projetos de conscientização,talvez até incentivos fiscais(por exemplo o programa da Coel em receber lixo reciclado oferencendo uma redução na conta de luz).

Esperamos para ver esse tip de resultado,já que água é fonte de vida,quando for boa água.

Um comentário:

  1. AGUA É O LIQUIDO MAIS PRECIOSO DO MUNDO,E É PRESENTE DE DEUS. VAMOS CUIDAR DO QUE DEUS NOS DEU. NA AFRICA BEBEMOS A AGUA DE TORNEIRA,MAS AQUI NO BRASIL NÃO PODEMOS PORQUE? NA MINHA OPINIÃO ACHO QUE É FALTA DE CUIDADO E EDUCAÇÃO.OBRIGADO E QUE DEUS VOS ABENÇÕE.AH PARABENS A EQUIPE DE PROFESSORA GECI.(DAVID)

    ResponderExcluir